Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Adesivo pode substituir seringas para aplicar vacinas

Aplicado como um curativo, medicamento é aplicado através de micro-agulhas que quase não penetram na pele.
Por Aylons Hazzud
Um alívio para pediatras, pais e pessoas com medo de agulhas pode estar a caminho. Pesquisadores de universidades do estado americano da Georgia conseguiram aplicar em com sucesso a vacina contra o vírus da gripe usando somente um adesivo.
Até agora, somente alguns medicamentos podiam ser aplicados eficientemente por adesivos, e a pesquisa abre portas para que esse método possa ser empregado com uma variedade muito maior de medicamentos, especialmente vacinas.
Mas isso pode estar perto do fim. Segundo um artigo publicado na revista Nature, o adesivo consiste em uma grade de micro agulhas que praticamente não penetram a pele, mas permitem a introdução de diversos tipos de substâncias no organismo. O método se mostrou mais eficiente que a injeção tradicional, direto na corrente sanguínea.
Além de trazer alívio a quem não gosta de agulhas, o método pode facilitar a vida de quem tem que injetar medicantos continuamente, como doentes crônicos e pacientes em cuidados paliativos. Por enquanto, os testes se limitaram a amostras de tecidos e animais e ainda não há previsão de disponibilidade no mercado.
Imagens em alta resolução do processo podem ser obtidas no site da Nature pelo atalho tinyurl.com/3yr3g97, mediante pagamento.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário