Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Evento discute criação de laboratório "hacker" comunitário em São Paulo

Um grupo que promove a criação de laboratórios comunitários, os hackerspaces, se reúne hoje para iniciar a criação do primeiro em São Paulo. O evento ocorre às 19 horas na Escola Politécnica da USP, é gratuito e aberto a todos.
Hackerspaces são oficinas abertas, com equipamentos para permitir que amadores e profissionais desenvolvam projetos tecnológicos ou mesmo científicos. Além de computadores com acesso a internet, estes laboratórios costumam dispor de ferramentas, instrumentos e máquinas para projetos eletrônicos, mecânicos e até mesmo científicos. Salas de aula e espaço de convivência também podem estar disponíveis afim de facilitar a troca de informações.
Enquanto o mais comum é o uso do laboratório para projetos pessoais e estudos, alguns hackerspaces foram ponto de partida de empresas lucrativas, como a MakerBot, famosas por vender impressoras 3D domésticas. Eventos, competições e palestras também são comuns nesses ambientes.
Tudo é sustentado, geralmente, pelos membros pagantes que geralmente têm direito a voto nas decisões, como nos clubes esportivos. Mas, ao contrário destes, os hackerspaces são abertos ao uso de qualquer interessado.
A reunião de hoje começa com uma palestra de Felipe Sanches, que traz relatos de iniciativas similares na Europa e Estados Unidos, que ele conheceu em um tour neste ano, e depois iniciará a reunião aberta a participação de qualquer interessado.
Segundo Felipe, a demanda em São Paulo é forte, pois a cidade tem poucos recursos para abrigar projetos semelhantes. Ele diz que mesmo estudantes universitários têm dificuldades para encontrar espaço para criar e praticar o que aprendem, por falta de equipamento e espaço.
A reunião será no Escritório Piloto no prédio da Engenharia Civil da USP, Av. Prof. Almeida Prado, trav. 2, n.83, sala S-33, na Cidade Universitária do Butantã. Não é necessário inscrição.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário