Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Aprenda a filtrar e-mails no Hotmail, Yahoo! e GMail

Os emails vêm e vão em quantidade crescente e às vezes você gasta um tempo precioso deletando mensagens que não são do seu interesse -spams, comerciais, listas- e perde algum email importante no meio da maçaroca da sua caixa de entrada.

Os filtros são uma solução simples para isso. Eles selecionam os emails que chegam de acordo com regras que você estabelece e os separam automaticamente em pastas ou simplesmente os deletam. Para configurar um filtro:

No Hotmail:
1.O Hotmail apresenta filtros separados. Vá em “Opções”, no menu superior direito; e clique em “mais opções”.



2.Em “Lixo eletrônico” > “Filtros e relatórios”, há opções de segurança (alta, média e baixa) que definem o que vai direto pro lixo e o que não vai. Há, por exemplo, a opção “exclusivo”, em que só e-mails de contatos adicionados ficam na caixa de entrada e todos os outros são excluídos sem dó nem piedade.


3.Em “Personalizar seu email” > “Classifique automaticamente seu email em pastas”, você pode criar filtros mais específicos, para organizar automaticamente seus emails em pastas.



4.Clique em “criar filtro”. Na etapa 1, defina os critérios: mensagems que vem do Fulano; mensagens que contém a palavra tal, etc.


5.Na etapa 2, escolha o que fazer com essas mensagens. Você pode escolher a pasta para onde vai essa mensagem, marcá-la como lida ou excluí-la. Clique em salvar.


6.Os filtros são mostrados sempre na página inicial de criação de filtros. Se quiser editá-los ou excluir esses filtros, basta ir em Caixa de entrada > “Opções”> “Mais opções”> “Personalizar seu email” > “Classifique automaticamente seu email em pastas”.


No Yahoo!:
1.Na caixa de entrada do Yahoo!, vá em “Opções”, no canto superior direito.



2.Clique em “Filtros” e depois em “criar ou editar filtros”.




3.Caso apareça a caixa de verificação de letrinhas, digite-as e clique em “Continuar”.


4.Na tela de criação, clique em “criar” e defina nos campos que aparecem os critérios de mensagem.



5.O Yahoo! tem as opções “contém”, “não contém”, “começa com” e “termina com”, que são as características das palavras chave. Se quero deletar todas as mensagens que vem de um e-mail xyz@yahoo.com, você seleciona “contém” xyz@yahoo.com; caso queira deletar todas as que não sejam de xyz@yahoo.com, você seleciona “não contém” xyz@yahoo.com.



6.Escolha, na parte de baixo do formulário, o que fazer com as mensagens. O Yahoo! oferece a opção de mandar para pastas determinadas.


7.Quando terminar, clique em “criar filtro”.


No Gmail:
1.Clique em “Criar filtro” na parte superior da página do Gmail. Uma caixinha se abrirá.




2.Você define agora o tipo de mensagem que quer selecionar: pode ser por remetente, por palavra que o e-mail contenha, por palavra que tenha no título, ou (o que é bem útil no caso de listas de e-mail, por destinatário).






3.Clique em “Pesquisa de teste” e veja quais as mensagens a que se aplicaria o seu filtro. Caso seja o que você tem em mente ao criar o filtro, mande bala e


4.Clique em “pŕoxima etapa” e agora defina o que fazer com os e-mails filtrados. O Gmail tem opções de inserir tags, arquivar (pular a caixa de entrada), deletar, encaminhar, classificar como favorito. Escolha o que deseja.


5.Há a opção “aplicar este filtro às mensagens abaixo”. Selecione-a caso queira que todas as mensagens, passadas e futuras, sejam inclusas nesse filtro.

6.Clique em “criar filtro” e está feito.

Fontes: acessasp

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário